26 de dez. de 2008

Dicas de Carona

Um casal que mora no Rio de Janeiro entrou em contato comigo pelo orkut ( sabe-se lá como chegaram até a mim) dizendo que estavam querendo ir para a argentina de carona e me pediram umas dicas. Eis a resposta:

"Uma das coisas que aprendi pegando carona durante todos estes anos é que carona é um meio de transporte imprevisível. Não dá para se prever com quantas caronas você vai conseguir chegar ao destino, e as vezes até mesmo o trajeto difere do pré estabelecido, mas é bom ter em mente uma rota. E para isso os mapas são importantes, leve-os com vocês ( o "Guia 4 rodas" da editora abril é bastante legal, você encontra em banca de revista). [a explicação está bem detalhada porque o casal não é do Brasil]
Para uma viagem grande desta o ideal é pegar as caronas dentro de posto de gasolina. Sugiro que para sair do Rio vocês procurem um posto de gasolina onde os caminhoneiros fazem parada para abastecer e dormir, geralmente ficam bem afastados do centro da cidade. Procure descobrir onde fica aí no Rio o posto onde os caminhoes param para ir para o sul. Lenbrando que os caminhoneiros saem bem cedo: 4:30h da manhã eles começam a sair, ás 6:00 h o posto já está vazio, e só vai encher de caminhões novamente para o almoço( quando tem restaurante).
Depois é só ir de posto em posto até a Argentina. Procure perguntar ao motorista qual o melhor posto em que ele pode te deixar para pegar a próxima carona. Imagino que voces vão pegar mais de 10 caronas até lá.
É bom que o motorista saiba o mais rápido possível a quem está dando carona, para que ele possa melhor te ajudar, então procure dizer quem vocês são, onde estão indo, de onde estão vindo e para fazer o quê. Lembrem-se que as decisões são sempre de vocês, as vezes as dicas não são muito das melhores, eles viajam de caminhão e não de carona. Consulte sempre o mapa e o bom senso. Evitem parar fora de postos de gasolina, então a ideia da marginal Tietê não é boa, melhor seria nem parar dentro da cidade de São Paulo. Se acontecer de vocês pararem dentro de alguma cidade o melhor é procurar um posto na saída o mais rápido, pois além de vocês, com as mochilas, chamarem atenção para os assaltos, vocês acabarão ficando sem conseguir carona. Para o caroneiro o mais complicado são as cidades e não as estradas. Nas estradas e dentro dos postos de gazolina da beira da estrada estamos em nosso habitat. Uma barraca de Camping sempre ajuda.
Acho que a rota Rio - Sao paulo - Curitiba é a mais indicada e mais tranqüila, e dai para frente tem que analisar melhor.
Boa sorte, qualquer coisa é só falar."

Quem quiser pode fazer uso dessas dicas também, e, Boa Viagem.

Nenhum comentário: